Juízes
Resumo do Capítulo 01 do Livro de Juízes
- Após a morte de Josué, os israelitas consultaram o Senhor sobre quem deveria liderar a batalha contra os cananeus (Juízes 1:1).
- O Senhor respondeu que Judá deveria subir primeiro para combater os cananeus (Juízes 1:2).
- Judá convidou a tribo de Simeão para lutar ao seu lado, e juntos derrotaram os cananeus e os ferezeus em Bezeque, matando 10 mil homens (Juízes 1:3-4).
- Eles capturaram Adoni-Bezeque e cortaram seus polegares e dedões dos pés; ele reconheceu que Deus o estava julgando, pois fez o mesmo a setenta reis (Juízes 1:5-7).
- Jerusalém foi capturada e incendiada pelo exército de Judá (Juízes 1:8).
- As batalhas de Judá continuaram contra os cananeus no sul, nas regiões montanhosas, nas terras baixas e nos vales (Juízes 1:9-10).
- Otoniel, sobrinho de Calebe, conquistou a cidade de Debir, ganhando a mão de Acsa, filha de Calebe, como recompensa (Juízes 1:11-15).
- Os queneus, descendentes de Hobabe, se uniram a Judá e habitaram no deserto ao sul de Arade (Juízes 1:16).
- Judá e Simeão derrotaram os cananeus em Zefate e destruíram a cidade de Horma (Juízes 1:17).
- Apesar de suas vitórias, Judá não conseguiu expulsar os habitantes dos vales devido aos carros de ferro dos cananeus (Juízes 1:19).
- A tribo de Benjamim não expulsou os jebuseus de Jerusalém, e eles continuaram a viver lá (Juízes 1:21).
- A tribo de José conquistou a cidade de Betel, com a ajuda de um homem local que revelou a entrada da cidade em troca de proteção (Juízes 1:22-26).
- Outras tribos israelitas, incluindo Manassés, Efraim, Zebulom, Aser, Naftali e Dã, não conseguiram expulsar completamente os cananeus de suas terras, permitindo que eles permanecessem e, em alguns casos, os submetendo a trabalhos forçados (Juízes 1:27-35).
- O Senhor estava com os israelitas, mas eles não seguiram completamente Suas ordens de expulsar os habitantes das terras que foram prometidas a eles (Juízes 1:36).
|
|